Fui convidado para assistir uma palestra do meu amigo Marcelo Tás nesta segunda-feira. Há muito tempo quero assisti-lo, mas não pude comparecer e expliquei para ele através de um e-mail que copio abaixo.
De: Rafinha Bastos / Para: Marcelo Tás
Enviado: Seg - 15 de junho - 01:50 / Assunto: Palestra.
Tas... infelizmente eu não vou poder estar na tua palestra hoje e peço que, se tiveres um tempinho, leia o porque.
Você conhece a TAM? Então... a TAM é uma companhia aérea que nasceu em 1984 com apenas um intuito: FUDER O CU DE SEUS CLIENTES.
Eu tinha um vôo marcado pras 10:30, mas pedi a transferência para as 5:30, afinal, tinha uma palestra importante de um amigo para assistir.
A Tam conseguiu a incrível façanha de colocar o meu nome de Rafael Bastos Hocsman no vôo das 10:30 e de Rafael Hocsman (sem o Bastos) no vôo das 5:30.
A duplicidade fez com que eu quase perdesse a transferência.
Eu então me propus a pagar a passagem (afinal, não havia mais opções de vôo para SP pela manhã), foi quando uma atendente de nome BEL, homônima da vocalista da banda Chiclete com Banana (e tão irritante o quanto), me disse: "Senhor Rafael.. não faça isso, o senhor vai pagar caro demais por esta passagem. Eu vou dar um jeito aqui" (isso já eram 23:06).
Esperei a resposta até as 23:25 quando a ligação inesperadamente caiu.
Liguei novamente.. então o atendente de nome Bled me informou que que a transferência de vôo foi cancelada e que eu teria que pagar a passagem novamente. Fiquei com vontade de jogar meu celular no oceano índico, mas topei. Após 20 minutos de dados e checagens ele me avisa: "Senhor Rafael, não trabalhamos com cartão internacional". O MESMO CARTÃO QUE EU USEI PRA COMPRAR CROISSANT EM ROMA E BISCOITO DE POLVILHO NO INTERIOR DO PARANÁ, A TAM NÃO ACEITOU APENAS PORQUE É INTERNACIONAL, COMO SE O BRASIL FOSSE UM PAÍS QUE PERTENCESSE A KRIPTON, O PLANETA DO SUPER-HOMEM.
Eu resolvi então sair do hotel as 00:30 e ir pra o aeroporto, mas antes resolvi checar se minha reserva ainda estava valendo. Foi então que o atendente, com a felicidade incompreensível de um atendente de MacDonald em começo de expediente, me informou: Sua transferência não foi realizada e não temos mais espaço no vôo.
Ou seja, o atendimento demorou tanto que minha reserva foi cancelada e os últimos assentos foram vendidos.
Fiquei 2 horas envolvido com o telemarketing da TAM, mas a incompetência de uma empresa aérea que se considera uma das maiores do mundo, me impediu de estar contigo na manhã de segunda.
Sei o quanto eu pedi pra assistir a tua palestra e sei o esforço que tu fez para eu estar lá e por isso te peço mil desculpas.
Até mais tarde.
ABS, Rafinha.