Alimentos que te deixam mais bonita e saudável

Alguns alimentos fazem bem à saúde, outros nos ajudam a dar uma repaginada no visual e ainda existem aqueles que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Pode até parecer mentira, mas alguns alimentos podem fazer verdadeiros milagres e nos deixar de bem com a vida, com o visual e, de quebra, muito mais saudáveis. Confira as dicas que o Dr. Ademir Jr, dermatologista, preparou para você!

Banana
Há um velho ditado brasileiro que diz: "Uma banana por dia mantém o médico à distância". Essa é a pura verdade! A fruta tem inúmeros nutrientes, entre eles, grande quantidade de potássio.

Receita de beleza
- Para amaciar os cabelos secos
Amasse uma banana-prata e peneire até formar um creme. Acrescente 1 col. (café) de vaselina e misture bem. Aplique nos cabelos limpos e secos. Deixe agir por 30 minutos e enxágüe.

Receita de saúde
- Contra ressaca
Ferva 60 g de casca de banana em 1 litro de água. Beba essa solução três vezes ao dia.

Hortelã
Quem diria que essas folhinhas verdinhas seriam capazes de nos fazer tão bem? Além de combater a oleosidade da pele e do cabelo, a hortelã cura dor de ouvido e combate a insônia. É só colocar algumas folhas dentro do seu travesseiro e boa noite.

Receita de beleza
- Para controlar a caspa
Bata no liquidificador um maço de hortelã e um copo de água. Coe e passe por todo o couro cabeludo.

Receita de saúde
- Para dores de ouvido
Coloque 20 gr dos ramos com flores de hortelã em um litro de água fervente e deixe por 15 minutos. Tome uma xícara de café, três vezes ao dia.

Limão
Verde ou amarelo, pequeno ou grande, o limão é a fruta mais conhecida em todo o mundo. Graças à alta concentração de vitamina C que contém, ele é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Por isso, evita um monte de doenças, entre elas, diabetes, enxaqueca, anemia e obesidade. Convencida a tomar um copo de suco natural de limão por dia?

Receita de beleza
- Para deixar os cotovelos lisinhos
A cada 15 dias, esfregue os cotovelos com a metade de um limão. Isso os deixará claros e lisinhos. Repita a operação nos joelhos, se quiser. Só tome cuidado com o Sol. É essencial que você lave bem a região onde aplicou o limão.

Receita de saúde
- Contra cálculo-renal
Ferva ½ litro de água e acrescente 10 gr de folhas e cascas de limão. Tome 3 xícaras ao dia adoçadas com mel.

Mel
Assim como o sal e o azeite, o mel é considerado um alimento sagrado, reverenciado em muitas religiões. Hoje em dia, o mel se tornou conhecido como "ouro líquido" devido às suas propriedades nutritivas e terapêuticas. Uma das propriedades do mel é justamente fortificar o coração e os pulmões, órgãos vitais por excelência.

Receita de beleza

Máscaras de beleza
- Para peles mistas
Misture uma colher de sobremesa de iogurte natural e uma de mel. Aplique no rosto e deixe vinte minutos. Remova com água e passe creme hidratante.

- Para peles normais
Passe um pouco de mel puro no rosto previamente lavado com água e sabão neutro. Toque suavemente o rosto com as pontas dos dedos até o mel ficar consistente como uma cola. Continue massageando por quinze minutos e enxágue com água fria.

- Para pele oleosa
Bata uma clara em neve, adicione uma colher de mel, misture bem. Aplique no rosto e, depois de quinze minutos, enxágue com água fria.

Receita de saúde
- Para ganhar mais energia e resistência
Basta tomar uma ou duas colheres de sopa por dia.

Vinagre de maçã
Feito de suco de maçã fermentado e rico em enzimas, o vinagre de maçã tem sido usado há séculos para muitos problemas. Contém o equilíbrio de 19 minerais, além da pectina, que ajuda o coração porque equilibra o colesterol e pode ser usado topicamente para cuidar da saúde da pele.

Receita de beleza
- Contra varizes
Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes uma bandagem umedecida com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas e apoiadas por pelo menos 1 hora. Faça 2 vezes ao dia. Os resultados aparecem após seis semanas.

- Para acabar com as pontas duplas dos cabelos
Junte uma gema de ovo, 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 2 colheres de sopa de mel e bata com um garfo até ficar espumante. Aplique primeiro nas pontas, depois massageie bem o couro cabeludo. Cubra com papel-alumínio ou touca plástica e espere 20 minutos. Lave bem a cabeça para eliminar o cheiro do ovo e do vinagre.

Receita de saúde
- Contra labirintite
Tome ½ copo de água morna e 1 colher de café de vinagre de maçã, em jejum.

Receita de beleza
- Máscara antioxidante e iluminadora da pele
Misture 2 colheres de sopa de vinho tinto seco com 2 colheres de sopa de iogurte natural e 5 gotas de sumo de limão. Aplicar na pele por 20 a 30 minutos. Enxaguar.A