Quem são as pessoas por trás dos perfis famosos do Twitter?



Um indivíduo tímido pode dar vida a um piadista, assim como um extrovertido tende a se aproveitar da internet para ser ainda mais popular





Divulgação
Twitter
Stephanie Kohn

Um roteirista de TV e cinema que resolveu encarnar a morte e um ex-engenheiro de produção que se transformou no Mussum, dos Trapalhões. O que essas pessoas têm em comum? Uma vida dupla. Elas são responsáveis por perfis famosos no Twitter - no caso, @RealMorte e @MussumAlive - e, mais do que isso, dividem seu dia a dia com seus "alter egos digitais".

Para a psicologia, o alter ego é um outro eu inconsciente, alguém muito íntimo, como um amigo fiel e inseparável, em que a pessoa se revê e deposita confiança. No caso das web celebridades citadas, eles lidam de formas diferentes com a questão: enquanto que o Real Morte preza pelo segredo de sua identidade, o Mussum Alive quer manter a distância entre ele e seu personagem virtual ainda menor. "Depois que revelei a identidade do @MussumAlive ficou muito melhor, pois agora recebo, ao vivo, o carinho das pessoas que curtem o perfil", comenta Leandro Santos.

Já o Real Morte prefere se manter no anonimato por achar as tentativas de identificação engraçadas e por ser, como ele mesmo diz, "um dos caras mais calados que conhece". "O problema é que eu sou alguém pacato, comum. Não pareço o tipo de pessoa que faz piadas. Quando acontece, todos estranham, como se não esperassem aquilo de mim", revela. Ainda segundo ele, seu perfil no Twitter serve como uma válvula de escape e até como uma espécie de terapia.

A psicóloga especialista em redes sociais Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática da PUC/SP, explica que mesmo quem tenta parecer outra pessoa na rede, pode acabar se entregando. "Não há nada que você expresse, seja na internet ou em qualquer outro meio, que não faça parte de você. Tudo leva traços de sua personalidade", diz. Luciana ainda comenta que uma pessoa tímida na vida real e bastante extrovertida na rede pode não ser tão introspectiva quanto pensa e vice-versa.

O cineasta que encarnou a morte no Twitter, no entanto, afirma não ser popular na vida real e ter poucos amigos. Enquanto que na vida digital, tudo muda de figura. Como @RealMorte, ele possui mais de 115 mil seguidores, que foram cativados por um humor peculiar, inteligente e bem sarcástico. "Alguns já me identificaram, mas como nunca confirmei, morreu ali (o assunto!). Outros acham que eu sou algum humorista famoso, gente que não tem nada a ver comigo. Curto muito estar anônimo", comenta.

Já a mente por trás do falecido Trapalhão conta que o seu alter ego influencia tanto sua vida que o Leandro Santos tem emprestado muito da personalidade do Mussum Alive. "Eu tuito muitas coisas do meu cotidiano", conta. "E devo admitir que depois que eu criei o perfil tenho bebido muito mais", acrescenta. Um dos motivos, segundo ele, é fato de que o ambiente de boteco serve como um laboratório, no qual ele busca inspiração para a maioria das mensagens de seu personagem no Twitter.

Mas não são só os indivíduos que têm perfis famosos no Twitter que utilizam as redes sociais para expor questões 'escondidas' de sua personalidade. "Existem pessoas que acreditam que devem  mostrar-se para o mundo de uma certa maneira, muitas vezes mais reservada e introspectiva, mas quando entram na vida virtual sentem que podem se soltar", conclui a psicóloga.


Quer saber mais sobre comportamento nas redes sociais? Leia matéria sobre como a falsa sensação de segurança na internet pode libertar até os mais reprimidos.


Veja também:


Follow Friday: a morte, o trapalhão e os sensacionalistas


Perfis que valem a pena seguir no Twitter
Olhar digital