A Virada Cultural 2010

A Virada Cultural ocorre desde 2005 na cidade de São Paulo e de tanto sucesso deu origem à Virada Paulista.
Em 2010 a Virada Cultural completou sua 6ª edição, reforçando o título de maior evento cultural da cidade. Com eventos espalhados por várias praças, bairros, CEUS e Teatros. A Virada Cultural ocorreu entre os dias 15 e 16 de março com atração pra todas as tribos.

A maior concentração da população está no centro; Praça Julio Prestes, Vale do Anhangabaú, Praça da República, Av. São João e é exatamente onde estavam as principais atrações desse ano; Zélia Duncan, Toquinho, Jair Rodrigues, Arlindo Cruz, Elza Soares, Pitty, CPM 22, Raimundos, Titãs.

Onde há uma aglomeração de pessoas há a maior probabilidade de ocorrer brigas e roubos, além de uso exagerado de bebidas alcoólicas e drogas. Era só virar uma esquina ali próxima ao Teatro Municipal para logo sentir o “cheiro da marola”, mas o pior mesmo são os atos de vandalismo; vi um grupo de adolescentes quebrando algumas lixeiras e quando estava eu esperando o “bizão” (que demorou horas pra rodar) um indevido fez o favor de derrubar uma cabine de fiscal de ônibus no Lgo. São Francisco. O centro está fétido, sujo e poluído. Mas isso acontece nas melhores cidades. O evento é bacana e não deve ser subjugado por essas atitudes.

A Virada Cultural é referência para o evento Virada Paulista, que ocorre em várias cidades geralmente na semana seguinte da Virada Cultural, dia 22 e 23 de março e está repleta de atrações de peso; Mudhoney, Cat Power, Zeca Baleiro, Pitty entre outros.

A Virada Cultural não é só música, é apresentação teatral, exposições de arte, oficinas que estão espalhadas em CEUS, Colégios, Galerias, Teatros e a própria rua. Os coretos se transformam e palcos, e as ruas abre espaço para o teatro itinerante.