No nosso dia a dia costumamos nos esforçar para manter uma boa imagem no ambiente de trabalho, na faculdade, no círculo de amigos, não é? Acontece que nainternet muitas vezes acabamos esquecendo que também estamos sendo vistos,julgados e observados. Cada vez mais as empresas utilizam as redes sociais paraprocurar seus candidatos, principalmente redes como LinkedIn e Facebook, que acabam funcionando como vitrines do seu perfil profissional. Por isso, é tão importante manter um perfil nas redes sociais com uma boa imagem, quanto se apresentar bemna entrevista de emprego.
Separamos algumas dicas para ajudar você manter uma boa reputação no mundo virtual:
- Primeiro, é preciso entender que qualquer pessoa com conexão à internet pode ter acesso a informações básicas sobre outra em uma simples busca no Google. Inclusive o atual chefe e um futuro empregador. Por isso, pesquise seu nome no Google!
- Observe o que as outras pessoas podem descobrir sobre você e veja se há textos e fotos comprometedores ou indesejáveis a seu respeito. Muita gente com blog pessoale sites de fotos como Flickr ou Fotolog pode se esquecer de postagens antigas e até com opiniões que já não perduram, mas que podem comprometer na busca por um emprego.
- Se esconder não é uma boa saída. Quem opta por não ter conta em redes sociais ou usar apelidos corre o risco de perder oportunidades. Não estar na rede hoje pode significar desatualização, principalmente para algumas carreiras, como a área de comunicação.
- Um recrutador espera sempre encontrar pontos favoráveis sobre o candidato. Por isso, o mais importante é que o profissional seja verdadeiro e ativo nas redes sociais.
- Informações sobre envolvimento em atividades e pessoas relacionadas à funçãoexercida pelo profissional contam a favor e atraem o recrutador.
Resumindo, como melhorar a reputação online?
Publique boas informações a seu respeito na internet. Quem possui contas de blogs, Twitter, Facebook e LinkedIn, entre os principais, pode usar a atividade online a seu favor. Poste opiniões e textos que condizem com a sua profissão e use uma linguagem adequada. Fique atento ainda às configurações de privacidade das suas redes sociais. Se preciso, crie um perfil profissional no Facebook, por exemplo, e mantenha o seu pessoal com configuração para não aparecer em buscas.
Fonte: Exame