Crítica: Falabella transfere trama canadense para São Paulo sem tirar o charme do enredo

"Eu odeio teatro. Tomara que o espetáculo não dure mais que duas horas." Com esse tom de paródia, começa "A Madrinha Embriagada", adaptação de Miguel Falabella para o musical canadense "The Drowsy Chaperone".
O enredo combina duas narrativas: um homem em sua poltrona relembra um musical encenado em 1928 no Theatro São Pedro. Ao ouvir um LP com as gravações, personagens da antiga montagem tomam conta do palco.
Cada número musical é intercalado por explicações do saudosista, que desnuda os mecanismos cênicos do gênero. Quando uma tela cobre parte do palco, ele esclarece que são os preparativos para a próxima cena. Começa uma canção que não o agrada, ele para tudo e critica a letra.
Sara Sarres e Stella Miranda em cena do musical 'A Madrinha Embriagada'
Esses procedimentos metalinguísticos são o ensejo para as sátiras, enquanto as passagens de canto e dança prestam reverência aos musicais.
O apartamento retrô do narrador é representado em tons claros, dando margem para que a iluminação se imponha com uma abundância de luzes em cores quentes, em amarelo e rosa.
O belo figurino de Fause Haten tem trajes femininos com silhuetas tubulares e cós baixo, fidedignos ao vestuário do final da década de 1920.
Além de técnica vocal, o elenco tem versatilidade. Frederico Reuter canta, dança, sapateia e anda de patins. Cleto Baccic destaca-se com uma interpretação hilária para Aldolpho, conquistador argentino cheio de trejeitos.
O desfecho da trama vem por uma intervenção do tipo "deus ex machina", recurso cênico de arremate que traz uma solução inesperada.
Falabella se sai bem ao transpor a história para São Paulo. Adapta nomes e lugares, brinca com sotaques paulistas e regionaliza o enredo sem fazê-lo perder o charme.
A MADRINHA EMBRIAGADA
QUANDO qua., qui. e sex., às 21h; sáb, às 16h e 21h; dom., às 19h; até 29/6/2014
ONDE Teatro do Sesi (av. Paulista, 1.313; tel. 0/xx/11/3146-7405)
QUANTO grátis; reserva on-line
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO bom