Geração Y e mercado de trabalho: como evitar conflitos entre diferentes idades? Cada vez mais, os jovens estão conquistando espaço e se tornando importantes nas grandes empresas. Entenda como eles enxergam esse ambiente




http://olhar.vc/7c230



Leia a matéria na integra
Alguns acabaram de conquistar o primeiro emprego; outros já são chefes bem sucedidos ou então preferiram revolucionar e começar seus próprios negócios. Com todas as suas características - imediatistas, ansiosos, insubordinados – a “Geração Y” chega ao mercado de trabalho no Brasil e no mundo e dá início a uma nova fase. "Todo esse comportamento decorrente da tecnologia entra agora nas empresas. Mas essa empresa não está necessariamente amadurecida para esse comportamento todo", explica Sidnei Oliveira, consultor especialista em gerações.

Ao chegar ao ambiente profissional, esses nativos digitais encontram uma “Geração X” ainda cheia de vigor para trabalhar e muito jovem na essência. Assim é Cidinha Cabral, diretora comercial de uma editora. Na empresa ela comanda aproximadamente 50 funcionários. Noventa e nove por cento deles têm entre 20 e 30 anos. A convivência entre as duas gerações no emprego, pelo menos aqui, é ótima; uma relação de troca com liberdade e muito respeito. "Eles também me chamam a atenção de alguma coisa que eu não consigo enxergar, e eu sou muito grata a isso. Sem dúvida, eu aprendo muito", completa Cidinha.

Mas a situação não é assim tão harmoniosa em todos os lugares. Assim como em casa, o conflito de gerações também está presente no trabalho. E, além de entender que os veteranos não são “velhos” e também que não têm assim tanta facilidade com tanta tecnologia, os jovens da “Geração Y” precisam ser estratégicos para não bater de frente e aprender a conviver com esses “também jovens” da geração anterior.

É, a insubordinação é mesmo uma das características mais marcantes desses jovens “Y”. Tem aqueles que aprendem a conviver e respeitar, mas outros abominam completamente a idéia de ter um chefe. Esses dois conseguiram o que queriam: nada de horários, nada de chefe! Com pensamentos e objetivos bem parecidos, Marcos e Antônio aproveitaram o fato de terem nascido imersos em tecnologia - e serem apaixonados por internet - para ter seu próprio negócio; online, é claro! Juntos, os dois têm três projetos na web ao quais se dedicam em tempo integral.

Com todas as ferramentas que os mantém conectados 24 horas por dia, como smartphones, notebooks e tablets, eles trabalham de qualquer lugar do mundo, principalmente de casa. E apesar de todo o conforto do lar, sentem na pele aquele tal “conflito de gerações”. "Quando eu morava com a minha mãe, muitas vezes eu estava no computador e ela não acreditava que eu estava trabalhando. Então, muitas vezes eu vejo chefes que bloqueiam MSN e sites de relacionamento e não vêem que estes sites são importantes até para o marketing da própria empresa", explica o jovem empresário Antônio Guedes.

Junto com amigos, a dupla agora está desenvolvendo um centro de inteligência compartilhada. A idéia é reunir mais jovens a fim de terem seus empreendimentos online e ao mesmo tempo mudar a internet no Brasil.